Considerações e opinações sobre a sétima arte.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

‘9′: A ANIMAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA ALTERNATIVA

9 (Nove) é uma experiência alternativa do cinema de animação de Hollywood. Surge em paralelo à revolução do cinema de animação, feita principalmente pelos estúdios da Pixar, e vem introduzir um novo carácter a esta mesma revolução. Vejo este filme como uma experiência cinematográfica arriscada e de muita audácia por parte do seu realizador Shane Acker. Existe uma grande inovação no que toca ao tipo de estética introduzida à animação e também, no seguimento do novo fluxo dos filmes de animação de Hollywood, uma maturação da temática e do enredo.
Esteticamente, o que vemos em 9 é de lhe tirar o chapéu. Os tons utilizados, as formas das personagens, a envolvência criada para os cenários, todos esses efeitos especiais são usados de forma bastante coerente e proveitosa. Toda a paleta de cores escuras e tons de sépia corroboram com o cenário apocalíptico que é transmitido à audiência. Também a estrutura das personagens, misturando materiais usuais, como se de uma montagem plastica se tratasse, acrescenta uma aura bem especial a toda a essência de 9.
E são também essas personagens o grande sumo desta animação. Apesar de admitir que o texto e o próprio argumento do filme são bastante simplistas e até um pouco clichés, a construção destes 9bonequitos prontos para salvarem o seu mundo tornam a premissa inicial aliciante.
Com este filme, a tendência de madurar o cinema de animação, tornando-o um cinema também para pensar e não só para entreter os olhos, vai ser ainda mais reforçada. A ganância máxima do Homem, o perigo da tecnologia, a força da união, a necessidade de salvar a existência de vida, são todos pontos tocados por 9 (Nove). São 79 minutos que fazem por entreter os olhos e o pensamento.
Como vimos em filmes como UP – Altamente! ou em Wall-e, da Pixar, a necessidade de criar cinema de animação com uma forte moral, com uma mensagem bem implícita para os mais crescidos, tem-se vindo a tornar uma redundância. Positiva, na minha opinião. Esta tendência, que surgiu um pouco como consequência, pelo menos temporal, da introdução do digital no cinema de animação, tem vindo a dar credibilidade ao cinema de animação, já não só como cinema infantil, mas também como forma artística. 9 (Nove) é mais um exemplo disso mesmo. Aliás, é a prova de que a Pixar não estará sozinha nesta caminhada. O objectivo é claro, torna o cinema de animação de Hollywood num cinema que tenha performance tanto comercial e leve, para os mais pequenos, como artística e moralizadora, para os mais graúdos.
Não posso dizer que 9 (Nove) é um filme que ultrapassa as grandes animações deste ano, como Up-Altamente! ou O Fantástico Senhor Raposo (The Fantastic Mr. Fox), mas é sem dúvida um filme que chega aos seus calcanhares. É certo que tem um teor mais experimental. Tem uma estrutura de narração pouco complexa e pouco sólida, o que se revê na sua curta duração. Contudo, é um filme sublimemente bem construído, tendo na sua estética e audácia moralista toda a sua originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário