Considerações e opinações sobre a sétima arte.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os 10 melhores filmes da década de 2000-2009





Mais um ano se passou. A passagem de ano fica marcada por mais um série de promessas e expectativas em relação ao que está para vir.  Neste último ano, o mundo cinematográfico vivenciou tanto momentos bons, como momentos maus, mas foi, sem espaço para dúvidas, um ano recheado de surpresas inovadoras. Certamente, o ano de 2010 irá-nos reservar novas experiências, que, provavelmente, corresponderão às expectativas traçadas pelo público no ano de 2009. Uma coisa é certa, o fluxo de inovações tecnológicas aplicadas ao cinema não parará de crescer. Basta pensarmos em filmes como a trilogia "The Lord of The Rings", "A Scanner Darkly" e "Avatar", para compreendermos que algo de novo está a acontecer no cinema.  Os últimos anos de Hollywood, e das outras indústrias cinematográficas, mostraram-nos que o cinema se está a metamorfosear, para melhor ou pior (fica ao critério de cada um). Com as novas técnicas de animação, efeitos especiais, efeitos 3d, entre outras, esta transformação torna-se ainda mais a cara deste novo século.  
Com o ano de 2010, surge também uma nova década, que poderá ser decisiva no que toca à afirmação desta nova forma de fazer cinema.  Contudo, antes de especularmos em relação ao futuro, é sempre saudável ponderar em relação ao passado. Deste modo,  propus a mim mesmo escolher os filmes mais marcantes desta última década. Apesar da ponderação ter sido bastante dificultada pela imensa qualidade cinematográfica que foi produzida nestes últimos dez anos, cheguei a um veredicto final.  
Eis os dez melhores filmes da década de 2000-2009, segundo o meu ponto de vista.



10º - Mulholland Dr. (2001)
Realizado por David Lynch, "Mulholland Dr." é caracterizado pelo seu argumento fragmentado e   pelo seu teor surrealista e enigmático que tanto caracterizam toda obra de Lynch. É, provavelmente,  o filme mais aclamado do realizador e aquele que mais o identifica. Garante um lugar neste top devido à sua ousadia, à sua complexidade e ao seu estilo, único no panorama do cinema actual.



9º - Sen to Chihiro No Kamikakushi (2001)
  "Sen To Chihiro No Kamikakushi", também conhecido por "Viagem de Chihiro", é um marco no género de animação. Criado pelo mestre do Anime Japonês, Hayao Miyazaki, este filme, vencedor do Oscar de melhor animação em 2003, retrata, ao jeito mágico de Miyazaki,  um mundo misterioso cheio de aventuras e experiências transcendentes.

8º - Hable Con Ella (2002)
"Hable Con Ella", vencedor de um oscar em 2002, é um retrato emocional das relações humanas e da forma como o homem encara a mulher como parte do seu mundo. Pedro Almodóvar, realizador de "Hable Con Ella", conta-nos, neste filme, a história de um homem que se explora a si próprio e a relação que tem com o mundo, conversando com uma mulher que se encontra em coma há vários anos. 


7º - Requiem for a Dream (2000)
Um filme frio e cru, que relata uma realidade fria e crua. "Requiem for a Dream" é uma viagem bruta e  emocional no mundo das drogas, relatando, sem preconceito, o vício e a degradação humana encontrados na toxicodependência. Realizado por Darren Aronofsky, este filme conta com uma estrondosa interpretação de Ellen Burstyn, que dá vida a Sara Goldfarb, a prova viva de que a desgraça pode tocar a todos.


6º - The Lord of The Rings: The Return of The King (2003)
A trilogia "The Lord of The Rings" não só arrematou com as bilheterias,  como também com a crítica. O início da década foi presenciado com o que poderá ser um dos maiores épicos de sempre, fazendo frente aos clássicos. "The Lord of The Rings: The Return of The King", realizado por Peter Jackson e vencedor de 11 Oscars em 2004, representa o culminar de uma trilogia que "ataca" fortemente o género fantástico, recheando o nosso imaginário de imagens saborosíssimas. 

5 º - El Laberynto del Fauno (2006)
 Em "El Laberynto del Fauno", a fantasia funde-se com a realidade para nos contar a história de uma menina que vive o drama da guerra civil espanhola. O retrato desta cruel realidade envolve-se tão naturalmente com a magia do mundo encantado criado pela personagem central, que semeia um duo de encanto e amargura nos nossos corações. Realizado por Guilherme Del Touro, "El Laberynto del Fauno" arrecadou 3 Oscars em 2007.

4º - Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001)
"Le fabuleux destin d'Amélie Poulain" faz jus ao seu nome. A Amélie Poulain, é reservando um destino fabuloso, mas o que o torna fabuloso é a forma como é narrado. A delicadeza de cada acontecimento e o encanto e a  peculiaridade com  que Amélie o vive  e o relata, torna este filme um marco do cinema mundial. Realizado por Jean-Pierre Jeunet, conta com uma excelente interpetação de Audrey Tautou.

3º - The Dark Knight (2008)
 O último lugar do pódio está reservado ao filme  realizado por Christopher Nolan e vencedor de 2 Oscars em 2009. "The Dark Knight" surgiu como uma bomba nos cinemas, revolucionando a forma de se encarar a saga de Batman. Cada segundo do filme faz delícias aos olhos, valendo cada Dollar gasto. A histórica interpretação de Heath Ledger valeu-lhe um Oscar e um lugar no topo dos melhores actores desta década.


2 º - "Memento" (2000)
"Memento" não corresponde às regras normais da construção cinematográfica. A sua narração surge como a memória do protagonista: Fragmentada. O terceiro filme de Christopher Nolan retrata o poder da memória humana na vida de um homem e, analogamente, do Homem. Um filme de extrema classe, que joga com as sequências das cenas de forma tão natural que alicia por completo a nossa atenção. É, sem dúvida, uma obra prima do cinema moderno.

1º - "Cidade de Deus" (2002)

"Cidade de Deus" é, simplesmente, uma película digna deste lugar. A sua qualidade artística, tanto a nível de imagem e fotografia, como a nível de realização e de enredo, torna a sua visualização um dos maiores prazeres que conheço. O retrato da favela "cidade de deus" feito num equilíbrio prefeito entre realidade e ficção, captando a violência e o extremo da condição humana encontrados neste tipo de favelas, coloca o cinema como uma forma de arte única, responsável por fomentar no Homem toda a emoção e toda a transcendência da mente humana. A sua realização vai de encontro à naturalidade da visão humana, tornando a câmara e a projeção das imagens algo natural. Sentimo-nos como que presentes na narração. Esta característica dá a Fernando Meirelles, realizador de "Cidade de Deus", um estatuto de génio do cinema, que lhe assenta que nem uma luva.



Francisco Noras

6 comentários:

  1. Mulholland Dr. é grande malha,mas perceber alguma coisa daquilo é o cabo dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Sem querer tar a contestar a qualidade do filme, nao acho que seja muito lógico baseares a 3ª posição no impacto que o filme teve.

    É certo, que dentro do género de filmes (super-herois e afins) é capaz de ter sido o melhor que já vi, mas sinceramente, nao sei se nao tivesse havido a morte do Heath ledger já após o fim das gravaçoes, o filme teria tido tanto impacto. o Batman Begins, por exemplo, à partida até teria mais interesse por ser o primeiro Batman versão Nolan, e nao teve, de longe, o mesmo mediatismo que o Dark Knight.

    Atenção! Não estou a pôr em causa o desempenho do Heath Ledger (que foi bastante bom mesmo), nem a qualidade do filme. e nao estou a dizer que a causa para o sucesso do mesmo foi 100% a morte do Ledger. mas a verdade é que há-de ter tido alguma influencia no impacto que o filme teve nas bilheteiras, e no facto de as pessoas terem ligado bastante a este filme do Batman em particular.

    Abraços,

    Espadinha

    ResponderExcluir
  3. Tenho de ver os filmes da lista :x . De todos só vi o Dark Knight e o Senhor dos Anéis, eu sei que é vergonhoso!

    ResponderExcluir
  4. Olha Chico eu estou como o mister Pedro, não tao mal pq tb vi "A viagem de Chiiro" e claro, como sabes o "labirinto do Fauno" q por acaso foi o meu lindo e maravilhoso trabalho de semiótica... Só tenho pena da "insensibilidade cega" do mourão a ver trabalhos:X, mas enfim, eu gostei muito de o fazer. E esse é, sem dúvida, um dos meus filmes preferidos e um dos melhores da década.
    Acho que escolheste bem a tua "antologia cinematográfica" de acordo com o teu gosto e conhecimento. Claro q se fosse minha escolheria uns quantos filmes que não referes mas como não vi todos acho q não os posso de modo nenhum desconsiderar tenho é de os ver :P (principalmente o da Amélie que ando ha anos a dizer q vou ver e nca vejo LOL)

    Por isso digo-te que gostei do que li do teu blg, continua e boa sorte com isto =)***
    Susy

    ResponderExcluir
  5. Acho que esta lista merecia o Oldboy.

    ResponderExcluir
  6. Quase tenho saudades das tuas conversas sobre filmes ahah Sou tão leiga eu, até me fazias sentir mal x)

    PS- Viagem de Chihiro = melhor filme de animação de sempre :'D (apesar do novo "Princesa e o Sapo" da Disney também ser mt fofinho ahahah xD)

    ResponderExcluir