
Em Up in the air deparamo-nos com uma hístória sobre a qualidade individual do ser humano, e da sua funcionalidade na sociedade. Através do distanciamento dos compromissos sociais, evidenciado na personagem de Clooney, o filme estrutura-se com o objectivo de explorar a questão do sentido social do ser humano e da sua necessidade em relacionar-se com outros indivíduos e de se comprometer e criar laços a um nível para além do “casual”. A filosofia do distanciamento de Bingham, que até revela um certo egoísmo por parte de que a pratica, vai ser posta em causa quando este se depara com Alex Goran (interpretada por Vera Farmiga) num encontro amoroso casual, sem compromissos, que, posteriormente e quase acidentalmente, traz a Bingham a vontade de se ligar à vida de uma forma mais comprometedora. O sentido da vida, a funcionalidade de cada indíviduo no mundo surge como problemática na temática do distanciamento/compromisso com a vida.
Apesar da forte complexidade e desenvolvimento da personagem de Bingham e da excelente prestação de Clooney, que nos revela um lado mais suave e mais susceptível a questões dramáticas e emocionais que, até então não estávamos habituados, o enredo não é forte o suficiente para conseguir transmitir com peculiar firmeza a mensagem implícita no argumento. O suporte onde se sustenta o filme Up in the air, apesar da sua estranha originalidade, não deixa de ser, paradoxalmente, pouco substâncial, opaco e exacerbadamente suave, tendo em conta o projecto ambicioso de algumas linhas do argumento. A questão da vivência humana sem relações muito comprometedoras, seguindo o tão citado “carpe diem”, tenta surgir como temática de todo o filme, sendo mesmo o seu final a tirada de conclusões de toda a experiência da filosofia de vida de Bingham. Contudo, a ligeireza de como a situação de Bingham nos é apresentada, num género de filme famíliar ou de comédia romântica suave, tira-lhe toda a seriedade e a intensidade que podia ter ao retratar um temática deste tipo de peculariedade emotiva e social.
Podemos concluir que, seguindo a sua catalogalização de comédia dramática, Up in the air honra o género, apostando na centralidade da personagem principal e na sua riqueza de traços personalizados. Os momentos de comédia variam deste o tradicional humor físico até algumas referências a um certo humor negro. Todavia, a forma pouco substancial como se estruturou o enredo e o próprio argumento, faz com que Up in the air tenha certas dificuldades em se constituir como um clássico desta década e em pernoitar na memória colectiva do público.
Francisco Noras
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