Considerações e opinações sobre a sétima arte.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Do YouTube a Hollywood










Há pouco mais de uma semana, fui de encontro a uma notícia que me deixou surpreendentemente feliz. Um publicitário uruguaio,  Fepe Alvarez, foi contratado por um estúdio de hollywood graças a uma curta-metragem que produziu e publicou no YouTube, com um orçamento de apenas 200 euros. Agora, irá produzir, junto com Sam Raimi, o criador do clássico do género fantástico "The Evil Dead", de 1981, um filme com um orçamento de 27 milhões de euros e irá ser o próprio a tomar as rédeas da realização e a escrever o argumento.
A curta-metragem, intitulada "Ataque de Pânico!", dura apenas 4 minutos e 49 segundos e é um relato ficcional de uma invasão de “Robots Gigantes” da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. A película conta com uma montagem bastante profissional e com uma imagem bastante interessante, principalmente pelo uso de tons sépia. Os efeitos especiais, apesar de singelos (se comparados com as super produções de hollywood), são bem colocados nos jogos de câmara e nos planos de campo da cidade uruguaia. Todos os planos, na maioria curtos, enquadram a cidade em diferentes ângulos, criando uma certa naturalidade à sequência. Além do mais, o trecho musical encaixa perfeitamente no ambiente de pânico que a curta tenta projectar.   
Seria algo relativamente usual encontrar esta película num meio cinematográfico mais profissional, mas é de louvar toda a qualidade técnica que Alvarez atingiu com um orçamento tão pequeno. A sua capacidade é sem dúvida digna de elogios. Contudo, o que me deixou realmente satisfeito foi a facilidade com que Alvarez de imediato recebeu propostas de vários estúdios de hollywood. O próprio concordou que "se um realizador desconhecido de um país qualquer consegue atingir isto só por colocar um vídeo no YouTube, é óbvio que qualquer um o pode fazer". Tal facto mostra que até a indústria cinematográfica de "alta competição", como é o caso de Hollywood, está a abrir a sua esfera para campos mais desconhecidos e menos profissionais, como é o caso dos realizadores do YouTube. É, de facto, uma óptima notícia, para o mundo do cinema, saber que as grandes indústrias começam a apostar na qualidade, não olhando a nomes nem a estatutos pré-definidos.  ~

Deixo-vos, então, com "Ataque de pánico!", de Fepe Alvarez, para tirarem as vossas próprias conclusões.


2 comentários:

  1. Chico,
    Meus parabéns, cada dia melhor!!


    abraço

    ResponderExcluir
  2. acho que se meter um vídeo meu a tocar guitarra, e puser como título "João Espadinha - o terror musical" também contratos em Hollywood. ahahah

    abraçao chico, ta muito fixe.

    ResponderExcluir